quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Registro de Diagnóstico-crianças de 06 a 7 anos

OBJETIVO  

  • AVALIAR A CRIANÇA EM TODOS OS ASPECTOS E DE ACORDO COM OS RESULTADOS ELABORAR UM PLANEJAMENTO FOCANDO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS, ISTO É, O QUE FOI PARCIAL OU INSATISFATORIO DEVERÁ SER REPLANEJADO.
  • esta avaliação é bismestralmente.

ESTE REGISTRO É COMPOSTO POR TREZE( 13) ITENs
  • INTERAGIR COM OS COLEGAS NAS ATIV. PROPOSTAS
  • UTILIZA DIFERENTES LINGUAGEM DE COMUNICAÇÃO
  • ESTABELECE VÍNCULOS DE AFETIVIDADE NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
  • IDENTIFICA OS GÊNEROS TEXTUAIS
  • PRODUZ TEXTO ORAL SEGUINDO ORDEM LÓGICA
  • PRODUZ TEXTO ESCRITO COM ORDEM LÓGICA
  • ASSOCIA NÚMEROS A QUANTIDADE
  • ORGANIZA E SELECIONA MATERIAL DE ACORDO COM TAMANHO, COR E ESPESSURA PARTICIPA ATIVAMENTE DE JOGOS E OBEDECE SUAS REGRAS
  • CONHECE A RELAÇÃO ENTRE FONEMA E GRAFEMA
  • CONHECE E UTILIZA OS HABITOS DE HIGIENE
  • REALIZA LEITURA COMPREENSIVA DE TEXTOS DO COTIDIANO
  • PARTICIPA COM AUTONOMIA E CRITICIDADE DAS DISCUSSÕES NO MEIO SOCIAL
             DIAGNÓSTICO DE ESCRITA 

       REALIZAMOS OS DIAGONSTICOS DE LEITURA E ESCRITA BIMESTRALMANTE. NO INICIO DA AVALIAÇÃO  ESCRITA ESTIMULAMOS AS CRIANÇAS A PRODUZIR UM TEXTO, APENAS INTERVIMOS NO GÊNERO. A CRIANÇA QUE NÃO CONSEGUIR SE COMUNICAR NA ESCRITA DE SUA PRODUÇÃO TEXTUAL, CONVIDAMOS A ESCREVER 4 PALAVRAS DO MESMO GRUPO SEMÂNTICO E UMA FRASE NA QUAL UTILIZARÁ UMA PALAVRA ESCRITA ANTERIORMENTE
   DIAGNOSTICO INICIAL    BIMESTRE DE ESCRITA

ÒPRÉ- SILÁBICO I:-0

ÒPRÉ-SILABICO II: 1
ÒSILABICO S/ VALOR SONORO: 3
ÒSILABICO C/ VALOR SONORO: 4
ÒSILABICO ALFABÉTICO: 4
ÒALFABÉTICO: 11
ÒALFABETIZADO: 0
DIAGNÓSTICO DE ESCRITA


         A CRIANÇA INICIA LENDO UM LIVRO DE HISTORIA ( 1 OU 2 PARARAGRAFOS), CASO se PERCEBA QUE A MESMA ESTÁ FAZENDO UMA LEITURA NÃO CONVENCIONAL DA ESCRITA, ENTREGAMOS UMA FICHA COM VARIAS FRASES JÁ ELABORADA POR NÓS. se NÃO CONSEGUIR REALIZAR ESTÁ LEITURA OFERECEMOS VARIAS PALAVRAS  E ASSIM POR DIANTE. QUEM NÃO CONSEGUE LER PALAVRAS, INSERIMOS SÍLABAS EM SEGUIDA LETRAS. 
     DIAGNOSTICO INICIAL  BIMESTRE DE LEITURA
ÒNÃO LÊ: -2

ÒRECONHECE LETRAS:-8
ÒLÊ SÍLABAS:-9
ÒLÊ PALAVRAS: -4
ÒLÊ FRASE: -0
ÒLÊ PEQUENOS TEXTOS: -3
ÒLÊ C/ COMPREENSÃO: -0
ÒLÊ C/ ENTONAÇÃO RESPEITANDO A PONTUAÇÃO:-0
MEMORIAL 
    O MEMORIAL É UM REGISTRO EM FORMA DE NARRATIVA. NELE ESTÁ ESCRITO TODA A VIDA ESCOLAR DA CRIANÇA. É UMA FORMA DE BOLETIM DA SERIE INICIAL. NELE HÁ PONTOS QUE O PROFESSOR DEVE CONSIDERAR IMPORTANTE  COMO: SOCIO-AFETIVO, COGNITIVO E PSICOMOTOR. PARA QUE O PROFESSOR DA SERIE SEGUINTE CONHEÇA COMO A CRIANÇA INICIOU SUA ENTRADA NA ESCOLA.








Um comentário:

  1. Olá Tia Celsinha, vi você me seguindo e fiquei curioso para te conhecer melhor. Seu blog e em especial seu trabalho é muito lindo, você demonstra muita dedicação pela profissão. Parabéns, foi um prazer te conhecer. Aqui em meu computador, o seu blog, ou melhor, a foto sua com os alunos no inicio do blog está muito larga e não esta cabendo na tela do meu computador, verifique este probleminha,ok? Já estou te seguindo e quero também te convidar para participar do PROFESSORES VIRTUAIS que é um grupo de professores blogueiros. Acesse o link e participe.

    http://blogjonathancruz.blogspot.com/2011/10/professores-virtuais.html

    Amanhã sai uma lista atualizada dos novos blogs participantes, espero que você já seja incluida amanhã tá bom?

    Abraço bem forte.

    ResponderExcluir